terça-feira, 21 de março de 2017

Documentário "The Mask You Live In"

Olá pessoal, tudo bem?

       Hoje vim falar um documentário que assisti via Netflix e que merece ser comentado e recomedado a vocês.

       O documentário se chama "The Mask You Live In", que significa literalmente: "A máscara em que você mora" e fala sobre o conceito de masculinidade que temos perpertuado em nossa sociedade, nos meios de comunicação de massa, em filmes, seriados, novelas, na publicidade de forma geral e dentro de casa como valores.


Veja o trailer:

https://youtu.be/LS8bwOesLjA

     Mais do que pensar em como eates estereótipos de gênero machucam as mulheres, tema que tem sido cada vez mais falado, especialmente neste mês do dia internacional da mulher, o filme mostra o lado dos homens, desde a infância, e como eles também são brutalmente agredidos ao perderem sua conexão com a feminilidade, com as emoções, com a delicadeza.

     O filme mostra iniciativas em escolas, em prisões, casos especificos de pais solteiros, situaçõea reais que demonstram o quanto a violência esperada e atribuída aos homens como prova de msculinidade, é na verdade uma imposição a que os meninos se sentem obrigados a obedecer para fazer parte do universo masculino, que tão claramente considerado como superior em todos os veículos informativos e inatituições sociais.

     Desta maneira, para pertencer ao lugar tido como superior, os meninos aprendem que precisam afastar de si tufo que foi atribuído socialmente so universo feminino, e assim, também se aastam da capacidade de expressar e reconhecer a si mesmos e suas emoções, partindo para a auto agressão e para a agressão ao outro.

     A homofobia nada mais é do que o fruto dessa hipermasculinização e e hiperfeminização dos gêneros que separam em extremos um universo so outro quando somos na verdade exatamente a mesma coisa, seres humanos. Com pequenas ou minusculas divergências anatomicas e cromossomicas que só modificam ao extremo a função reprodutiva de um e de outro. Todo o resto é adaptável.

      Assistam e me contem o que sentiram. Eu saí dele qurendo fazer tudo o que eu puder para aproximar estes extremos e manter os universos masculino e feminino o mais equilibrados possível entre si.

      Veja ele na íntegra aqui: https://youtu.be/QFXIVgBwLIg

      Vocês me ajudam?
      Um abraço,
      Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se estiver buscando psicoterapia, me escreva diretamente no email: torres.carolina@gmail.com.