segunda-feira, 10 de março de 2014

Falando sobre terapia



Olá, 

sou professora em educação infantil e psicóloga e escrevo este texto pensando um pouco sobre minha prática como psicóloga clínica. Meus interesses, são a educação infantil, a psicologia (com o viés da psicanálise) e todas as questões que envolvam o relacionamento humano interpessoal e sua complexidade.

A forma com que as pessoas se relacionam me interessa. Seja com o outro, consigo mesmo ou até com os objetos e ideias. Essas relações nunca se dão da mesma forma, nunca é igual, apesar de sempre haver alguma lógica. Para a psicanálise essa lógica é sempre a lógica do desejo. Não do desejo sexual, do desejo enquanto motor das ações. A chamada libido, que novamente, não se trata de sexualidade genital, mas de um meio através do qual a pessoa se move para algum lugar para realizar alguma coisa.

O desejo de um pode estar sobre o desejo do outro ou soterrado sob o desejo do outro. O desejo é o mote da vida, é o “querer” que nos move. Essa força do “querer”, que é muito genuína nas crianças, vai se sublimando, se contorcendo e se transformando na vida adulta e pode se tornar difícil saber o que se quer, sem ser filtrado pelo socialmente aceitável ou esperado.

Esse não saber ou não reconhecer o próprio desejo pode gerar muito sofrimento e até desvios num caminho de satisfação pessoal que acaba sendo postergado, adiado ou até cancelado em prol de outras urgências da vida como o desejo do outro. Pior do que isso, o desejo genuíno pode ser barrado não pelo desejo do outro exatamente, mas pela fantasia que se tem sobre o que o outro espera, e que se quer corresponder a qualquer custo.

Uma terapia não vai sugerir que o sujeito ignore o outro e haja de forma egoísta, mas pode ajuda-lo a ampliar seu olhar através da escuta cuidadosa de seu discurso que pode esclarecer alguns destes desvios que passam despercebidos. A naturalização de um discurso sobre si mesmo e sobre o outro que não é real pode ser desmontada e um novo ponto de vista sobre a própria situação ajuda a pessoa a se situar novamente em sua vida e nos papéis a serem representados nela.

Essa ampliação do olhar pode tirar o sujeito de uma alienação gerada pela rotina e fazê-lo manter olhos e ouvidos mais abertos para que desperto ele possa fazer uma reflexão mais profunda sobre as situações, relações, emoções e eventos que geram conflito ou sofrimento para ele.

Na relação terapêutica o sujeito vai costurando sentidos, significados novos para suas experiências e traz a ideia fantasiosa sobre si e sobre o outro para mais perto da realidade.

Pessoalmente encaro a entrada num processo terapêutico como um ato de coragem e de engajamento do sujeito consigo mesmo. A beleza do processo está na entrega de seu material mais intimo, nas descobertas que vão surgindo a cada encontro e na formação de vínculo de confiança que permite que tudo isso aconteça em segurança.

É através deste vínculo que a teia de fantasia que gera o sintoma pode ser ressignificado até gerar a chamada “cura” de uma queixa específica, mas também gera algo muito mais amplo que é conhecimento do paciente de seus próprios processos imaginários da fantasia sobre si mesmo e sobre o outro, base de todo o funcionamento psíquico.


Um abraço,
Carol

16 comentários:

  1. Dra, Meu nome é Ana, tenho TDA, já faço tratamento com Ritalina, mas não tenho condições para fazer psicoterapia. tenho um filho de 7 anos, TDA, provável TDO associado. Passei por uma situação devastadora de separação conjugal, oq piorou muito o quadro dele. Estou muito perdida em como conduzi lo, como educar, como amenizar os reflexos de tudo isso ao mesmo tempo. Gostaria se possível de algum orientação com temas relacionados. Onde posso obter ajuda gratuita. Sei que o bem estar dele depende inteiramente da minha conduta, sendo necessário que retome meu próprio equilíbrio emocional para não prejudicá lo ainda mais. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ana, tudo bem? Puxa que situacao dificil vc e seu filho devem estar enfrentando...
      O que sugiro eh que vc busque atendimentos qualificados para seu filho em clinicas escola de psicologia. Procure uma faculdsde proxima a vc que tenha a graduacao em pscologia e se informe sobre os atendimentos sociais. La vc pode ser conseguir atendimento qualificado a valores simbolicos, por ser parte da formacao dos alunos de psicologia. Boa sorte e um abraco!

      Excluir
  2. Ola boa tarde moro em rj e precisso de terapia de casal onde posso achar que seja gratis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jurandir, tudo bem? Não tenho contatos no Rio de Janeiro, pois divulgo apenas serviços de São Paulo. Sugiro que vc busque em clinicas escola, nas faculdades de psicologia do Rio de janeiro. Boa sorte e um abraço!

      Excluir
  3. Olá carol me chamo cristiane tenho 31anos sou casada a 11anos e no começo quando tinha 12anos eu fui pedida em namoro por ele aí então eu virei mulher au lado dele tenho três filhos com ele e quando virei mulher ele começou a fazer coisas que não gostava tipo me bater a ficar com outras e eu nunca podia ficar com ninguém que ele não deichava quando não me batia ele simples menteme levava pra casa dele e lá eu ficava fazendo companhia a mãe dele em 2005 ele teve um problema como m os amigos teve que ir embora do lugar onde nos nacel aqui mesmo em são Paulo ele foi na frente e eu fiquei trabalhando na fera ele já avia armado com uma outra mulher um filho e eu já sabia só que tudo bem gosto dele liguei pra ele e ele me disse o lugar que ele tava e ficamos nos encontra ndo as escondida e meste mei tempo ele me pediu em casamento casei passamos por muitas coisas e até uma outra traição voutei pra casa da minha avô ele me ligava pedindo que voltasse que não tinha nada a ver que era coisa das pessoas que tinha inveja da gente voutei mas ele não me batia mas só que de uma tempo pra ca ele se sente bem em chamado gar em casa ele fica bravo com as criança s tudo bem que as vezes elas tira nos do cério mas nada que deicha a pessoas nervosa al entra em casa quando chega do servido e dizendo que ta se sentido mal que ta passando muito mal e deu de qualquer coisa ele se estresa e vim me bater não e sempre mas outra vês tavamos bebendo junto lá em casa e o amigo disse a ele que eu bati na cara do amigo ele não pensou duas vez e me levou pró banheiro abril o chuveiro e me deixou lá segundo minha uma chegou a me da um soco queria saber se isso conversado com um psicólogo eu e ele seria solucionado ou isso são relação de um amor que se acabou e não tem vouta VC poderia me achuda a acha este psicólogo mas eu não tenho dinheiro pra pagar e gostaria de saber como faço pra poder arrumar um gratuito eu moro na região de santo Amaro são paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, puxa que história dificil! Indico a vc um serviço em Santo Amaro e espero que vc consiga apoio para elaborar todas estas dificuldades que está passando.
      Encaminho a vc um link com varias instituições que atendem a valores baixos ou gratuitamente: http://existepsicologiaemsp.blogspot.com.br/2014/03/clinica-laco-atendimento-gratuito-para.html
      Mais especificamente um na regiao de santo amaro: Universidade de Santo Amaro
      Telefone: 0800 171 796
      cursopsicologia@unisa.br
      Rua Isabel Schmidt, 349, Santo Amaro. São Paulo-SP.
      Link: http://www.unisa.com.br
      Boa sorte! Um abraço!
      Carol

      Excluir
  4. Ola Carol, sabe me dizer onde posso encontrar melhor tratamento para Devaneios Excessivos (MD)??
    Moro na zona leste e estou desempregada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não conheço este quadro específico, mas sei que no Hospital das Clínicas há estudos sobre diveros tipos específicos de doenças psicológicas e psiquiátricas e que pode haver tratamento lá.
      Procure por lá ou em algum serviço escola de faculdade na sua região.
      Aqui o link com algumas opções: http://existepsicologiaemsp.blogspot.com.br/2014/03/clinica-laco-atendimento-gratuito-para.html
      Boa sorte e, se precisar, escreva.
      Um abraço,
      Carol

      Excluir
  5. Ola bom dia estou com problemas com meu marido, ja estamos juntos a m ais de 7 anos tenho 26 anos estou gravida ano passado descobri q ele tava me traindo perdoei, mais aqui acula jogo essa traição na cara dele ele dis q nao se perdoa por ter feito isso e q n o faria de novo mais eu nao acretido sinto q esta fazendo novamente sofro muito pois ele esta bebendo de mais e nao sei mais o que fazer em relação a essa bebida pois estamos brigando de mais tenhk uma filha de 3 anos e estou gravida de 7 meses gostaria de ajuda pra saber o que fazer pra salvar nossa família pois estou sem forças pra lutar pra continuar de pe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Puxa que situação difícil. Muitos fatores que devem estar te sobrecarregando demais nessa relação. Sugiro que você procure por ajuda em algum serviço de psicologia da região. Se quiser me diga onde você está e posso buscar algo por perto para indicar.
      Se precisar, me escreva no torres.carolina@gmail.com
      Um abraço,
      Carol

      Excluir
  6. Oi Boa Tarde,preciso de uma indicação de terapia na região leste de São Paulo,moro em São Matheus.. Minha história é um pouco longa...fui casada durante 9anos,tivemos 3filhos e por conta de imaturidade,falta de compreensão acabou,desgastou da minha parte, dai naum esperei para respirar sabe logo fui a procura de alguém (um erro) me relacionei,casei...e naum deu certo...hoje depois de 2anos longe eu e o Pai dos meus 3filhos queremos reatar,sabemos e temos convicção da onde erramos,mas precisamos de ajuda,de instrução.. Espero que possa me ajudar,até pq sofro do mal do que os outros vão achar...desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Puxa, que situação difícil. Imagino que precisem mesmo de ajuda para rever este período afastados e se realinhar enquanto casal, não é mesmo?
      Tenho aqui memso no blog duas publicações sobre serviços de psicologia a valores sociais ou gratuitos e vou copiar aqui os links para você:
      https://existepsicologiaemsp.blogspot.com.br/2014/03/clinica-laco-atendimento-gratuito-para.html

      http://existepsicologiaemsp.blogspot.com.br/2016/11/lista-de-atendimento-psicologico-e.html

      espero que possam te ajudar!
      Se precisar me escreva no torres.carolina@gmail.com

      Um abraço,
      Carol

      Excluir
  7. Olá meu nome é verbenia sou mãe do Henrique que tem 5 anos e preciso .passar com ele no psicóloga ou psicopedagoga sabe onde posso passar meu filho tem dificuldades no aprendizado um atraso global

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandra, tudo bem?
      Em que região vc busca o atendimento para seu filho?
      Aguardo contato.
      Um abraço,
      Carol

      Excluir
  8. Boa noite,meu filho tem 14 anos já levei em psicólogo,neuro,psiquiatra pois ele nunca tem um bom relacionamento com pessoas de mesma idade,mente muitíssimo que acredita na própria mentira.Ja fugiu de casa 2x,estes dias peguei o celular dele e vi que ele curtia e seguia muitos homens,peguei o zap dele e vi que ele mantinha contato c esses caras q ele nem sabe de onde è,o cara mandou p ele a foto das adegas ele retribuiu mandando outra em pose igual.
    Tirei o celular dele agora vive dormindo dizendo estar triste.Nao sei se è problema ou chantagem.Falou p um amigo que quando está c raiva tem vontade de matar eu e o pai dele com uma faca.Realmente não sei o que fazer. Moro na zona sul de SP será que tem alguma indicação para mim?Desde já agradeço ao espaço concedido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      que situação difícil vcs estao passando. Indico abaixo instituições na ZS que oferecem a psicoterapia de forma gratuita:
      CAPS ADULTO na Zona Sul
      CAPS III Adulto – Paraisópolis
      Rua Silveira Sampaio, 660, Fone: 3742-6303
      CAPS Adulto – Cidade Dutra (Grajau, Capela do Socorro)
      Rua Maria Aparecida Anacleto, 448 – Próximo ao Passa Rápido, Fone: 5666-8157
      CAPS Adulto – Jabaquara (Vila Mariana)
      Av. Dr. Getúlio Vargas Filho, 27 – Cidade Vargas – Terminal Jabaquara, Fone: 5012-7952 / 5012-8148
      CAPS Adulto – Largo 13 (Santo Amaro, Chácara Santo Antonio, Interlagos)
      Rua Paula Cruz, 71 – Jardim Dom Bosco, Fone: 5686-6076
      CAPS Adulto – Cidade Ademar (Pedreira)
      Rua Conceição da Boa Viagem, 216 – Balneário Mar Paulista, Fone: 5612-8313 / 5612-8187 / 5612-8294
      CAPS Adulto – EPM / UNIFESP
      Rua Pedro de Toledo, n. 214 – Vila Clementino, Fone: 5081-3825 / 5084-7938 (Departamento de Psiquiatria UNIFESP: 5579-2828)
      CAPS Adulto – Jardim Lídia (Capão Redondo, Campo Limpo)
      Rua Gutemberg José Ferreira, 52 – Jardim Dionísio, Fone: 5513-9560 / 5511-4428
      CAPS Adulto – M´Boi Mirim (Jardim Ângela)
      Rua Ernesto Pasqualucci, 52 – Jardim Dionísio, Fone: 5833-5690 / 5833-5639
      CAPS Adulto – Parelheiros
      Rua Terezinha Prado Oliveira, 100, Fone: 5922-3535 / 5922-0469 / 5922-0046

      CAPS INFANTIL na Zona Sul
      CRIA Infantil – Casinha Jabaquara (Vila Mariana)
      Rua 11 de Fevereiro, 318 – Cidade Vargas, Fone: 5021-8005
      CAPS Infantil – Santo Amaro
      Rua Iguatinga, 134 (rua em frente ao Hospital Regional Sul) – Santo Amaro, Fone: 5687-4511 / 5687-3666
      CAPS Infantil – Ipiranga (Sacomã, Heliópolis, Ipiranga)
      Rua Correia Salgado, 257 (travessa da Av. Nazaré)– Ipiranga, Fone: 2940-2200 / 2351-4240
      CAPS II Infantil – M´Boi Mirim
      Rua Alto de Padilha, 3972 (travessa do Parque Ecológico Guarapiranga) – Riviera Paulista, Fone: 5517-7489 / 5517-7663
      CAPS Infantil – Cidade Ademar
      Rua Joaquim do Lago, 228 (próximo à praça Acuri), Fone: 5615-1444
      CAPS Infantil – Parelheiros
      Rua Alessandro Buri, 15 (próximo ao Terminal Parelheiros), Fone: 5921-9301
      CAPS Infantil – Capela do Socorro
      Rua Caruanense, 186 – Jardim Novo Horizonte, Fone: 5526-6389

      espero que possa ajudá-los.
      Um abraço,
      Carol

      Excluir

Se estiver buscando psicoterapia, me escreva diretamente no email: torres.carolina@gmail.com.