sexta-feira, 7 de março de 2014

Instituições que oferecem atendimento gratuito ou social em psicoterapia



Olá, 

Sou psicóloga e atendo em Pinheiros em consultório particular, mas sei que há uma demanda grande de busca por atendimento gratuito ou a valores simbólicos, que não faço mais há algum tempo, e por conta disso compartilho abaixo alguns locais que oferecem atendimento psicológico social: 

Instituto Junguiano  de SP
Rua Dep. Lacerda Franco 300 cj. 51 - Pinheiros
CEP: 05418-000 – São Paulo – SP
Tel/Fax: +55 11 3030-9315 – Email: nucleopsi@ijusp.org.br



















Escola Paulista de Psicanálise (EPP) 
Possui um canal de Atendimento Social que visa levar a psicanálise à população que não consegue ter acesso a mesma. O atendimento é realizado pelos alunos do último ano do Programa de Formação em Psicanálise e pode ser feito presencialmente (SP e Chácara Flora) ou on-line. O Programa de Atendimento Social possui capacidade limitada, e a ordem de liberação depende da compatibilidade dos horários disponibilizados pelos analistas x interessados, bem como as modalidades – presencial ou on-line. Quantos mais horários disponíveis mais chances de atendimento. As vagas são limitadas!
 o valor da 
taxa de inscrição de R$ 20,00 
​+ 

investimento mensal mínimo de R$ 180,00 mensais (ref. a 04 sessões).
Av. Angélica, 2355 CJ 51 (11) 3628 1262 faleconosco@apsicanalise.com
Segundas às Sextas das 11:00hs às 18:00hs


Serviço de Psicologia da Paróquia São Luis Gonzaga
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
Todas as quintas-feiras, das 10h às 19h.
Av. Paulista, 2378 | Cerqueira César
CEP: 01310-300 | São Paulo, SP
 http://servicodepsicologiaparoquiasaoluis.blogspot.com.br/

Psicodrama Público no Centro Cultural São Paulo

Estação Vergueiro do metrô.

O psicodrama é uma encenação coletiva e de improviso, dirigida por uma psicologa, psicodramatista, que sugere um tema ao redor do qual os integrantes podem improvisar com seus conteúdos pessoais, com elaborações de seu mundo interno de fantasias e que tem a possibilidade de elaborar insights, catrases e elaborações pessoais de seus conteúdos, mas também de haver a elaboração de temas da sociedade, atuando como ferramenta poderosa de exercício da cidadania, da convivência com pessoas da comunidade que de outra forma não teriam esta convivência, diálogo e troca. 

O psicodrama público é um espaço de direito, aberto e altamente recomendável a todos, que tenham ou não uma questão pessoal a trabalhar, por enriquecer através da troca que ocorre sempre, havendo ou não a participação ativa do participante. 


Psicodrama público acontece todo o sábado das 14 às 17 horas e o participante pode chegar a qualquer momento da sessão e fazer, mas o ideal é chegar no hora, para entrar desde o aquecimento para ter a melhor participação possível e entrar na sintonia do grupo que se formará no dia. 
O Centro Cultural São Paulo fica aqui: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo - SP

O telefone para maiores informações: (11) 3397-4002
Indico para quem tem interesse em conhecer e também para quem procura um espaço de reflexão e elaboração de suas questões. 

É um espaço gratuito! Aproveitem!



Atendimento em psiquiatria gratuito na Santa Casa de MIsericórdia de São Paulo 

Resgatei com o chefe de um Serviço de Psicologia que trabalhei durante muitos anos e era para lá que encaminhávamos os pacientes que necessitavam de tratamento medicamentoso ou de diagnóstico mais específico da psiquiatria que dão suporte ao atendimento psicológico.

Não é necessário marcar hora, basta comparecer ao serviço que fica na Rua Major Maragliano, 241 que fica entre as estações Ana Rosa e Vila Mariana do metrô. 

Maiores informações pelo telefone: 34662100



Centro de Valorização da Vida

Divulgando o site do CVV, Centro de valorização da Vida, que disponibiliza diversos meios de comunicação para a pessoa em sofrimento.

Não é terapia, é apenas um suporte emocional de escuta. 


Vale a pena divulgar: http://www.cvv.org.br/site/index.php


Sedes Sapienteae
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes  - 11 38662735



Clínica Psicológica da PUC-SP
Rua Monte Alegre, 961- Perdizes
Telefone: 3670-8040/41



Clínica Escola Mackenzie
Rua Piauí, 181 - 2º andar - Higienópolis.
Coordenação: Profª. Drª. Sandra Ribeiro de Almeida Lopes 
Fone: 3256-6827 das 8:00 às 21:30 horas. 


Clínica Escola IP-USP
Fone: (11) 3091 8248 e  3091 8223
Endereço Eletrônico: clinica@usp.br
Localização
Av. Prof Mello Moraes, 1721 - Bloco DCidade Universitária - São Paulo / SP
Cep: 05508-030


Centro de Psicologia Aplicada da UNIP

   CPA TATUAPÉ

   Rua Vitório Ramário, 154 - Pq. São Jorge - São Paulo - SP

CEP 05780-410 - Tels.: (11) 2941-2075 / Fax: (11) 2908-0415

CPA VERGUEIRO

Rua Apeninos, 267 - Aclimação - São Paulo - SP

CEP 01533-000 - Tels.: (11) 3341-4250




Clínica Escola da FMU
O Curso de Psicologia da FMU realiza atendimentos ao público nas seguintes áreas:
      • Atendimento psicoterápico de crianças, adolescentes, adultos e idosos
      • Psicodiagnóstico infantil e adulto
      • Atendimento de pessoas com deficiência
      • Atendimento de bebês


de 2ª a 6ª-feira das 8h às 21h e das 18h às 22h e sábados das 8h às 15h

R$ 15,00 (quinze reais) mensais.

triagem.psico@fmu.br - Telefone: (11) 3040-3400 ramal 2316.

Centro de Psicologia Aplicada da Universidade São Judas

Toda e qualquer informação a respeito dos serviços oferecidos pelo Centro de Psicologia Aplicada pode ser obtida através dos telefones: 2799-1831 ou 2799-1943.
E-mail: cpa@usjt.br
Localização: Rua Marcial, 45 - Mooca - CEP: 03169-040
Horários: 2ª a 6ª feira das 13h às 23h e aos sábados das 7h as 17h.

Associação Paulista da Síndrome do Pânico
São Paulo - SP
Tel.: 11-3794-4658
Especialidade com centros de tratamento do transtorno do pânico

Colmeia
Rua Marina Cintra, 97
01446-060 - São Paulo - SP
Tel.: 11-3062-2258 / 11-3898-2393

Cravi – Centro de Referência e Apoio à Vitima
Rua Barra Funda, 1032Barra Funda
São Paulo - SP
Tel.: 11-3666.7778 / 11-3666.7960
Centro de atendimento gratuito às vitimas de violência urbana. atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Universidade Católica de Santos

Rua da Constituição, 321
Campus Vila Nova Santos - SP
Tel.: 13-233-6002 E-mail: unisantos@unisantos.br 
Especialidade: Neurologia, Ortopedia e Respiratório,o atendimento se destina tanto a crianças, quanto a adultos, sem restrição de faixa etária, sendo necessário agendar horário para avaliação e triagem

Clínica Psicológica da PUC Campinas
Rua Marechal Deodoro, 1117, Centro, Campinas - SP Tel.: 19-735-5811
Especialidade: Centros de tratamento do transtorno do pânico

Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Rua Ovídio Pires de Campos S/N - 5º andar Cerqueira César 05403-010 - São Paulo - SP
Tel.: 11-3069-6988


Universidade de Santo Amaro
Telefone: 0800 171 796
Rua Isabel Schmidt, 349, Santo Amaro. São Paulo-SP.



Escola Paulista de Medicina, UNIFESP

Rua Machado Bittencourt,  222, Vila Clementino, São Paulo - SP Tel.: 11-5579.6784
Especialidade: Centros de tratamento do transtorno do pânico

SEAPP - Serviço de Atendimento Psicológico, Psicopedagógico e Fonoaudiológico
Rua Dentista Barreto, 687 - Vila Carrão, São Paulo - SP Tel: (11) 2092-8642
E-mail: seapp@capsnossolar.org.br


CEFATEF oferece serviço de atendimento familiar gratuito em:

• TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA

Conta com uma rede de profissionais formados ou em formação para o atendimento às famílias. Tem como objetivo promover e fortalecer o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social.

• TERAPIA SEXUAL INDIVIDUAL E DE CASAL

A terapia sexual individual ou de casal tem como objetivo a promoção da saúde sexual e do bem estar das pessoas. Conta com uma rede de profissionais formados ou em formação.

CEFATEF | Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família
Av. Pompéia . 2094 . Perdizes . São Paulo . SP . CEP: 05022.001

Atendimento via Telefone
11 3021 0908 . 11 3021 7976
site: http://www.cefatef.com.br/

Espero que possa ajudar!

Um abraço,
Carol

70 comentários:

  1. parabéns pela divulgação, trabalho na rede pública e não tinha onde encaminhar esses pacientes, uma luz no fim do túnel ...muita paz a toda a equipe

    ResponderExcluir
  2. Precisava mt da ajuda vocês. Minha mãe tem 62 anos de idadee esta mt deprimida e precisava da ajuda de um psicologo. Como eu consigo essa ajuda de forma gratuita?
    Desde ja, mt obrigado
    Contato thiagogpro@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite tenho uma irmã que está em situações críticas acho que depressão está afetando a família inclusive os filhos podem nos ajudar por favor me respondam no anacassia1981@gmail.com muito obrigsda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu sou uma adolescente de 17 anos e preciso de ajuda pois fui violentada pelo meu irmão e três tios meus , quando eu era mais nova e recentemente fui beijada a força por um garoto e eu namoro a 2 anos e 6 meses meu namorado não ta acreditando em mim , me sinto depressiva não aguento mais , mas eu não tenho como pagar e eu estou precisando muito mesmo de alguém que me ajude

      Excluir
  4. boa tarde, estou passando por alguns problemas com minha cônjuge, precisamos de ajuda, temos muitas pessoas que dependem de nós, não consigo contato com os locais da Zona leste, em específico com a São Judas.
    me ajudem por favor!!
    atenciosamente
    bruno

    brunomcopola@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, nas questões de casal, o ideal seria procurar a clinica Laços, no topo da postagem. Nas faculdades nem sempre há um serviço especializado nisso. Não sou responsável pelas instituições descritas acima, apenas divulgo para incentivar o acesso a psicoterapia mesmo para quem não tem recursos financeiros a dispor numa terapia particular.
      Desejo boa sorte a vcs na busca por ajuda. Um abraço! Carol

      Excluir
  5. Boa noite preciso de ajuda para a minha filha de 18 anos, uma menina filha unica regada de carinhos esta cursando a faculdade de psicologia na unip,mas de uns dias pra ca esta muito estranha estou achando que esta virando lesbica e eu nao vou permitir isso por isso peçosua ajuda onde leva.la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valdirene, favor checar seu e-mail. Respondi por lá. Um abraço.

      Excluir
    2. Olá tudo bom meu nome é David gostaría de saber se psicologia grátis são boas mesmo com pessoas profissional ou amadores que estão fazendo a faculdade ainda

      Excluir
    3. Oi David,
      As psicólogas que atendem gratuitamente estão em formação, trabalham via SUS ou fazem parte de algum projeto social, e atender gratuitamente em qualquer um destes contextos não influencia na prática boa ou ruim do profissional.
      No caso de ainda estarem em formação, podem ter menos experiência, mas isso não irá necessariamente significar um atendimento melhor ou pior.
      O importante é sentir-se bem com o profissional, confiar nele e isso depende exclusivamente do vínculo feito entre você e a psicóloga.
      Boa sorte em sua busca e não deixe de buscar ajuda por conta disso, ok?
      Um abraço!
      Carol

      Excluir
  6. 21 de dezembro de 2015 13:24
    Oi Valdirene! Pedi permissão a Dra Carol para deixar aqui o relato de minha experiência. Tenho uma filha lésbica. Eu queria que ela fosse hétero, para que não sofresse o preconceito que ainda existe. Eu também queria que ela continuasse sendo uma menina, para sempre protegê-la comigo. Mas precisei entender que ela cresceu e que preciso apoiá-la para que seja forte diante das dificuldades da vida. Devo apoiá-la a amar livremente quem desperte seu coração. Minha filha sabe que pode contar comigo! Entendo sua preocupação! Voce está certa em procurar ajuda para entender sua filha. Prepare-se para conversar sem preconceitos, principalmente ouvi-la sem julgamentos. Não é fácil, mas é muito bom quando se consegue! O acompanhamento psicológico me ajudou muito nesse caminho. Força e muito amor pra você e sua filha! Abs. Ana.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Carol!

    Gostaria de mais informações sobre atendimento gratuito em Campinas. Você postou a Puc, mas gostaria de saber outras opções. muito obrigada e parabéns pelo blog! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Heloisa,

      Nao tenho informacoes sobre campinas, posto mais sobre sao paulo. Mas indico sempre os servicos escola das faculdades de psicologia da regiao.

      Procure os cursos de psicologia em Campinas e se inscreva nas clinicas escola. O valor eh sempre acessivel e o atendimento garantido pelos supervisores dos psicologos em formacao.

      Boa sorte e um abraco!

      Excluir
  8. Prezada Carol,
    Não conseguir identificar na relação a Clinica Laços indicada ao rapaz acima, necessito de ajuda para restaurar o meu casamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Li Anjos, recentemente revisei os dados desta pagina e tambem nao encontrei mais o link atualizado para esta clinica, por isso retirei daqui. Procure uma clinica escola. Em especial a da PUC tem um programa de atendimento a casais muito bom. Nao deixe de buscar ajuda, eh um passo muito importante!
      Boa sorte e um abraco!

      Excluir
  9. Olá Carol,
    Preciso de ajuda com meu filho,é uma pessoa maravilhosa, boa índole, carinhoso,mas está em uma fase crítica, devido a algumas amizades começou a usar maconha e fala abertamente que usa e gosta de usar,desistiu do curso da faculdade, não trabalha, e constantemente nos pegamos discutindo, ele se torna agressivo,arrogante nos ofende,se transforma em outra pessoa... Não sei se é o caso de uma terapia familiar ou individual...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, que situação difícil! Entendo que a principal questão é a sua relação com ele e não uma demanda dele por ajuda, não é? Neste caso entendo que o ideal seria mesmo uma terapia familiar, pois ele não se engajaria numa terapia por si mesmo se não consegue reconhecer o vício como um problema. A partir desse início ele poderia compreender melhor a situação e criar uma demanda de terapia para si mesmo.
      Estas instituições que listei acima oferecem terapia a valores bem acessíveis. Se quiser uma indicação de quem trabalhe especialmente com a questão das drogas posso te passar o contato. Baste me pedir e me passar um contato provado para que te envie os dados (e-mail ou telefone). Fico a disposição pelo torres.carolina@gmail.com ou pelo 99327-4319.
      Bos sorte e um abraço!

      Excluir
  10. Boa tarde Carol, pelo amor de Deus me ajude. Tenho 36 anos, casada ha 14 com um homem de 50, que de um tempo pra cá vem acabando comigo, é uma pessoa boa, trabalhador,honesto, nem parece que faz as coisas que faz comigo,ele me bagunça, bebe as vezes e me larga, me faz sofrer, todos final de semana a mesma coisa, fora o genio forte, ele não tem medo de me perder..eu não consigo deixa-lo, tenho medo de sofrer, de ficar sozinha.As pessoas dizem que tenho dependência emocional nele..quero me curar disso,está grave demais, ja estou entrando em depressão, preciso de ajuda, mas não tenho condições, ele certamente não vai querer me ajudar financeiramente a se curar dele!! Socorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sinto muito pela sua situação! Não é raro acontecer este tipo de situação quando há a presença do alcoolismo no meio da relação. Minha orientação é que você busque ajuda para si mesma em uma Faculdade de psicologia que tenha atendimento como estas que estão descritas acima e também que insista em conversar com ele quando ele não estiver sob o efeito da bebida, incentivando-a a buscar ajuda para si mesmo em um grupo de Alcoólicos anônimos, por exemplo.
      Se houver agressão física, busque ajuda na delegacia da mulher, pode telefonar para o número 100 e pedir ajuda se houver uso de violência grave da parte dele.
      Não deixe de se cuidar e se defender como mulher.
      Boa sorte e, se precisar, escreva novamente. Fico a disposição no que puder ajudar.
      Um abraço e força!
      Carol

      Excluir
  11. Ola, preciso urgente de um acompanhamento com o psicólogo, acho que tenho fobia, e isso anda me consumindo muito e me limitando de fazer coisas no dia a dia. Estou desesperada!
    Se puder me responder, meu e-mail é vah.morena8@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Estou precisando muito de um acompanhamento psicológico.
    Eu tive um relacionamento muito conturbado com o meu pai a minha vida toda, ele sempre foi extremamente autoritário comigo. Por conta disso, sempre fui uma criança e adolescente muito introvertida, nunca fui de ter amigos ou de sair pra me divertir porque meu pai nunca me deixava fazer nada. Isso me fez sofrer muito minha vida toda.
    Quando eu tinha 16 anos conheci um garoto com quem eu queria namorar, e mesmo com muito medo pedi pro meu pai. Ele negou, ficou muito bravo e me proibiu de ver o menino. Porém eu já tinha me apegado muito à ele, até porque eu tinha uma carência enorme, pois meu pai nunca foi meu amigo, apenas uma figura que estava lá pra mandar. Decidi namorar escondida e permaneci assim por um ano, até que meu pai descobriu, me bateu muito, me humilhou na frente da família e me trancou em casa no ano seguinte inteiro, só podia sair pra ir pra escola (que já estava sendo muito desgastante por ser ano de vestibular e eu estar numa escola muito rígida, que exigia muito do aluno). Mesmo assim eu dei um jeito de manter um relacionamento à distância por celular (que arrumei com uma amiga, pois o meu meu pai havia quebrado jogando ele no chão com muita força). Nesse meu ano de vestibular minha vida foi um inferno, só tinha brigas com o meu pai, cobranças, medo do meu relacionamento ser descoberto novamente.. Eis que assim que completei 18 anos fugi de casa (esperei ter 18 pro meu pai não ter nenhum preceito legal pra me trazer de volta à força). Eu esperei eles sairem de casa e chamei um taxi (passei esse ano deixando de comer na escola pra guardar o dinheiro pra eu conseguir fugir) deixei apenas uma carta explicando o porquê de eu ter fugido. Fui morar com meu namorado e os pais dele. Uma semana depois recebi um telefonema me avisando que meu pai estava na UTI porque tinha tentado se matar. Eu fui visitar ele e ele estava desacordado, depois disso mandaram ele pra uma clinica psiquiátrica onde novamente fui visitar ele, que dessa vez estava consciente. Ele só falava que eu não era mais filha dele, e que era culpa minha ele estar lá. Minha mãe estava sofrendo muito pois além da filha ter fugido de casa o marido estava internado, mas mesmo assim eu não voltei pra casa, me sentindo um lixo por ter abandonado minha mae (que sempre foi omissa aos abusos do meu pai), mas eu não estava em condições de voltar.
    Meu pai saiu da clínica depois de um tempo e foi pra casa, mas eles não falavam comigo. Fui visitar a minha mae algumas vezes, mas não me sentia bem vinda (minha mae me recebia mas meu pai não queria nem me ver direito). Teve uma vez que eles pediram pra eu voltar e falaram uqe aceitariam meu namoro, ai eu voltei e no dia seguinte meu pai me jogou na rua meia noite sozinha com minhas malas. Isso porque ele tentou me convencer a terminar meu namoro e eu não aceitei. Então ele disse que eu podia ir embora. Nesse dia ele me xingou muito e ameaçou me bater, mas eu fui forte e disse que se ele encostasse em mim eu iria direto pra delegacia. Ele mandou eu nunca mais pisar o pé naquela casa. E assim é até hoje, estou com 20 anos.
    Porém essa vida de abusos me causou algumas consequencias bem dificeis de lidar, primeiro a depressão que eu tenho, segundo a dificuldade de me relacionar com as pessoas, de fazer amigos, até mesmo de conversar com quem eu conheço, normalmente as pessoas me chamam de "quietinha". Eu preciso de ajuda pra reconstruir meu psicológico, pra conseguir lidar com as coisas, com a falta da minha mãe, pra me ajudar com os problemas de relacionamentos, pra me ajudar a não ser tao dependente do meu namorado. Porém eu trabalho o dia todo e a noite faço faculdade, não tenho tempo e nem dinheiro para ir a um psicologo, mas é algo que eu preciso muito, é quase uma questão de vida ou morte, e eu não sei o que fazer. Se puder me dar um horizonte eu agradeceria muito, por favor me mande uma resposta no meu email, porque aqui eu dificilmente irei ver, desde já agradeço.

    marinho_carol@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Oi boa noite, meu nome é Luciana tenho 32 anos moro em Osasco, não tenho condições de pagar um psicólogo me de uma dica de onde ir eu sinto que meu transtorno esta no começo então queria ajuda enquanto há tempo muito obrigada meu e-mail lucianasan20@hotmail.com. obrigada!!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite busco ajuda para meu marido, ele é um cara de 26 anos que vem de um ali destruído. .mas ele se tornou uma pessoa super carinhosa, só que o emocional dele e difícil, as vzs ele tem ataque de pânico se falta no serviço msm tenho atestado, no dia seguinte n consegui ir por isso as vzs fica dias faltando.
    Ele é muito estudioso em casa no para de se atualizar que quer fazer biomédico na mas quando entra em sala de aula na consegue conversar com as pessoas.. tem.medo de grupos estudantis... ele me pediu para achar um psicólogo pra ele mas não temos condições de pagar. . Onde poderia leva-lo gratuitamente. .? Sou da zona leste de SP. .
    Email nanyzinha00@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Carol
    Meus muitíssimo parabéns pelas informações postadas
    Eu gostaria de saber se vc sabe de algum lugar que possa diagnosticar TDA minha filha tem 16 anos e já repetiu dois anos e estou completamente desesperado sobre a situação dela e não posso descartar esta possibilidade
    dela sofrer deste transtorno principalmente pelos sinais característicos que ela apresenta se você puder ajudar desde já fico agradecido ao menos pela sua atenção
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para casos de diagnósticos relacionados a questões com a aprendizagem, é sempre melhor procurar inicialmente uma psicopedagoga, que possa avaliar a questão específica da escola e também as possíveis questões emocionais envolvidas. Sei que na clínica de psicologia da USP e da PUC existe esse trabalho e podem te indicar profissionais bons nessas duas áreas. Boa sorte e um abraço!
      Carol

      Excluir
  16. Boa noite Carol, você sabe me dizer se existe o serviço de atendimento familiar em alguma das instituições citadas?
    Meu email: cynthia.souza13@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cynthia, sei que na clínica PUC tem um nucleo de atendiemnro de família sim. Quanto aos outros lugares não tenho certeza. Entre em contato: Clínica Psicológica da PUC-SP
      Rua Monte Alegre, 961- Perdizes
      Telefone: 3670-8040/41
      Link: http://www.pucsp.br/clinica/atendimento.html
      Um abraço!
      Carol

      Excluir
  17. boa noite!
    estou passando por algumas dificuldades no meu casamento a 10anos o pai da minha esposa veio a falecer quando ela tinha 15anos hj ela ja esta com 25 mais ainda sofre muitos pela falta do pai. Ja chegou ao ponto de tentar se matar,fez uso de drogas e bebidas. A bebida ainda hoje no de 2016 e um problema pois ela ainda procura refugio. Toda vez que bebe comeca a lembrar do pai e cai aos plantos e isso nao acotece de uma vez ou outra sao todos os meses,finais de semana. Estou com ela apenas a dois anos mas ja me deparei com essa cena varias vezes e me machuca pois nao seio que fazer. E essa situacao ja vem ocorrendo a 10 anos.
    Preciso de ajuda para poder ajudar ela.
    Oque eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingridy,
      Puxa, que situação difícil. Em primeiro lugar, acho que vc deveria buscar ajuda para si para tentar buscar suporte para suas próprias dificuldades na relação com ela.
      Em segundo lugar, acho que deveria tentar fazê-la perceber que a situação demanda um apoio psicológico e que ela deveria ter um espaço em que possa elaborar esse luto de uma forma mais saudável, já que parece que não está se resolvendo sem apoio.
      Uma terapia pode ajudar muito nos dois casos. Há aqui na postagem há uma lista de espaços que oferecem a terapia gratuitamente ou a valores simbólicos. Não deixe de procurar ajuda!
      Boa sorte e um abraço!
      Carol

      Excluir
  18. Boa tarde, estou tendo muita dificuldade com meu filho de 6 anos.
    Desconfio que ele tem deficit de atenção, ele é muito agitado, impulsivo, e esta mostrando traços de agressividade. esta tendo dificuldades de se socializar com os coleguinhas da escola, ate brigando já andou. Não sei onde procurar ajuda. Psicologos particulares estão fora do meu poder aquisitivo no momento. Alguem pode me auxiliar se existe algum lugar que eu possa levar ele para ao menos ser avaliado gratuitamente?

    O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Puxa, que situação difícil. Sugiro que vc procure as clínicas de faculdades de Psicologia perto de vc, que possam avaliar e tratar do seu filho gratuitamente ou a valores simbólicos.
      Boa sorte!
      Um abraço,
      Carol

      Excluir
  19. Boa tarde, estou procurando atendimento psicopedagógico, sabe se em algum desses lugares citados eles oferecem?
    É para o meu filho de 8 anos.
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na clínica escola da PUC e da USP estou certa de que há atendimento na Psicopedagogia por haver especialização na área dentro das faculdades.
      Espero que possam ajudá-la!
      Boa sorte e um abraço!
      Carol

      Excluir
  20. Pessoal, o CEFATEF oferece serviço de atendimento familiar gratuito em:

    • TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA

    Conta com uma rede de profissionais formados ou em formação para o atendimento às famílias. Tem como objetivo promover e fortalecer o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social.

    • TERAPIA SEXUAL INDIVIDUAL E DE CASAL

    A terapia sexual individual ou de casal tem como objetivo a promoção da saúde sexual e do bem estar das pessoas. Conta com uma rede de profissionais formados ou em formação.

    CEFATEF | Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família
    Av. Pompéia . 2094 . Perdizes . São Paulo . SP . CEP: 05022.001

    Atendimento via Telefone
    11 3021 0908 . 11 3021 7976
    site: http://www.cefatef.com.br/

    Boa sorte à todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada por adicionar mais um serviço a esta rede de apoio a quem busca atendimento gratuito e não consegue ajuda em nossa rede pública de saúde!

      Vou incluí-la na postagem!

      Um abraço!

      Carol

      Excluir
  21. Espero que encontre o que eu procuro, mais garanto que ja dei um bom passo nas minhas buscas por uma terapia de casal aqui, gostaria de agradecer a preocupação com as pessoas carentes. Pois elas sim precisam e sempre são as que são menos ajudadas, e com esse site essas informações tenho certeza que ajudou diversas pessoas! Assim como eu espero também conseguir uma ajuda! Parabéns pela atitude e caso saiba de mais alguma coisa ligada a terapia de casal gratuita e puder me ajudar, agradecerei ! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alarice!
      Você conseguiu encontrar o atendimento que procurava? Espero que sim!
      A minha preocupação com as pessoas que não podem pagar vem desde a minha formação e sempre estou atenta a oportunidades e busco divulgá-las ao máximo aos leitores.
      Infelizmente nossa rede de saúde pública não dá conta da demanda de ajuda que a população precisa, por isso é tão importante divulgar melhor as opções que encontramos de instituições de formação, ONGs ou outras iniciativas!
      Um abraço!
      Carol

      Excluir
  22. BOA TARDE CAROL,
    PODE ME INDICAR UMA TERAPIA DE CASAL GRATUITA OU COM VALOR SIMBOLICO? MEU E-MAIL GISELEDENARDI@GMAIL.COM
    AGUARDO URGENTE
    oBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, tudo bem?

      Tem esse tipo de terapia na PUC, pois eles tem uma especialização lá nessa área de casal e familia e também na CEFATEF, ambas em Perdizes.
      Abaixo os dados replicados aqui pra vc:
      Clínica Psicológica da PUC-SP
      Rua Monte Alegre, 961- Perdizes
      Telefone: 3670-8040/41
      Link: http://www.pucsp.br/clinica/atendimento.html

      CEFATEF oferece serviço de atendimento familiar gratuito em:
      • TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
      Conta com uma rede de profissionais formados ou em formação para o atendimento às famílias. Tem como objetivo promover e fortalecer o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social.
      • TERAPIA SEXUAL INDIVIDUAL E DE CASAL
      A terapia sexual individual ou de casal tem como objetivo a promoção da saúde sexual e do bem estar das pessoas. Conta com uma rede de profissionais formados ou em formação.
      CEFATEF | Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família
      Av. Pompéia . 2094 . Perdizes . São Paulo . SP . CEP: 05022.001
      Atendimento via Telefone
      11 3021 0908 . 11 3021 7976
      site: http://www.cefatef.com.br/

      Boa sorte e um abraço,
      Carol

      Excluir
  23. Carol, boa tarde!
    Estou passando por algumas dificuldades com meu filho de 12 anos, um menino muito bom, porem esta passando por uma fase, acredito eu.
    Estou pensando em fazer terapia familiar(eu, ele e o meu marido(padrasto)) ele anda muito rebelde e respondão e não estou mais sabendo controlar a situação dos dois que de uns tempos para cá só vivem brigando.
    Gostaria de uma indi ação de algum consultório gratuito em SP em que possa me ajudar.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, tudo bem?
      Conheço dois serviços que atendem casal e família e estão listados acima. Reproduzo aqui para vc:

      Clínica Psicológica da PUC-SP
      Rua Monte Alegre, 961- Perdizes
      Telefone: 3670-8040/41
      Link: http://www.pucsp.br/clinica/atendimento.html

      e

      CEFATEF oferece serviço de atendimento familiar gratuito em:
      • TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
      Conta com uma rede de profissionais formados ou em formação para o atendimento às famílias. Tem como objetivo promover e fortalecer o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social.
      Av. Pompéia . 2094 . Perdizes . São Paulo . SP . CEP: 05022.001
      Atendimento via Telefone
      11 3021 0908 . 11 3021 7976
      site: http://www.cefatef.com.br/

      Espero que possa ajudar!
      Um abraço,
      Carol

      Excluir
  24. Oi Carol, boa tarde!
    Você tem conhecimento de algum atendimento psicológico na Zona Norte de Sao Paulo? Tenho minha mae de 76 anos e infelizmente ela está sofrendo muito com a ansiedade e sente medos que não conseguimos entender e ajuda-la. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Aqui o que encontrei na ZN:
      CAPS ADULTO na Zona Norte
      CAPS Adulto – Brasilândia (Freguesia do Ó)
      Rua Dr. Augusto do Amaral, 222, Fone 3921-8924 / 3921-8976

      CAPS Adulto – Casa Verde (Imirim, Peri, Peruche, Cachoeirinha)
      Rua Ferreira de Almeida, 22, Fone: 3858-3979
      CAPS Adulto – Pirituba
      Rua Uratinga, 90 – Vila Bonilha, Fone: 3976-7581
      CAPS Adulto – Pirituba / Jaguará
      Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 5214 – Pirituba, Fone: 3974-9122 / 3979-6616
      CAPS Adulto – Jaçanã (Tremembé)
      Rua Paulo Lincoln Valle Pontin, n. 323 – Jaçanã, Fone: 2240-5438 / 2242-0430 / 2242-3884
      CAPS III Adulto – Mandaqui (Santana, Horto, Vila Guilherme, Tucuruvi)
      Rua Dr. Luis Lustosa da Silva, n. 369 – Mandaqui, Fone: 2979-0923 / 2973-5699

      CAPS INFANTIL na Zona Norte
      CAPS Infantil – Perus
      Rua Antonio de Pádua Dias, 62 – Perus (perto da estação de trem Perus), Fone: 3919-3896
      CAPS Infantil – Santana 24h (Tucuruvi, Tremembé, Jaçanã)
      Rua Conselheiro Moreira de Barros, 120 – Cachoeirinha, Fone: 2233-2839
      CREAPP – Centro de Referência ao Autismo (Jaguará, Perus e Taipas)
      Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 5214 – Pirituba, Fone: 3993-8293
      CAPS Infantil – Brasilândia (Freguesia, Jaraguá, Perus, Pirituba)
      Rua Manoel Madruga, 129 – Freguesia do Ó, Fone: 3932-2683
      CAPS Infantil – Vila Maria (Vila Guilherme)
      Av. Alberto Byington, 1526 – Vila Maria, Fone: 3478-3036 / 3478-3043

      Excluir
  25. Ola boa noite. Por fvr me ajuda. To surtando preciso de um atendimento mas não tenho condições financeiras por favor estou no limite. Estou localizada na zl.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que encontrei na ZL:
      CAPS ADULTO na Zona Leste
      CAPS Adulto – Itaquera
      Rua Porto Xavier, 57 – Itaquera, Fone: 2079-6388 / 2205-6382
      CAPS Adulto – São Mateus
      Rua Clóvis Monteiro de Carvalho Junior, 22 – Jardim Tietê, Fone: 2962-3464
      CAPS Adulto – Ermelino Matarazzo
      Av. Boturussu, 168 – Parque Boturussu, Fone: 2546-6787
      CAPS Adulto – São Miguel Paulista
      Rua Otávio de Rosa, 37 – São Miguel Paulista, Fone: 2956-8047
      CAPS Adulto – Itaim Paulista
      Rua Cembira, 992 – Itaim Paulista, Fone: 2016-3696 / 2511-8214
      CAPS Adulto – Guaianazes
      Rua Serra do Mar, 56 (rua do cartório eleitoral), Fone: 2961-3240 / 2554-3179
      CAPS Adulto – Sapopemba
      Rua João Lopes de Lima, 1151 – Jardim Sapopemba, Fone: 2019-7080
      CAPS Adulto – Vila Carrão / Vila Formosa (Aricanduva, Mooca)
      Rua Boicininga, 31 – Vila Formosa, Fone: 2675-1155 / 2671-8408
      CAPS Adulto – Vila Prudente
      Praça Santa Helena, 56 – Vila Prudente, Fone: 23417-0886 este número está errado, não encontrei o correto
      CAPS Adulto – Vila Matilde
      Rua Antonio Lindoro da Silva, 295 – Vila Aricanduva (próximo ao colégio Vicente Pallocci), Fone: 2653-0944

      CAPS INFANTIL na Zona Leste
      CAPS Adolescente – Vila Prudente (Sapopemba)
      Av. Zelina, 322 – Vila Zelina, Fone: 2341-9570 / 2341-1843
      CAPS Infantil – Mooca
      Rua Taquari, 549 – Mooca, Fone: 2694-4328
      CRIA Infantil – Itaquera
      Rua Bernardino Prudente, 86 – Cohab José Bonifácio, Fone: 2521-1162 / 2523-2477
      CAPS Infantil – São Mateus
      Rua Ernesto Manograsso, 133 – São Mateus, Fone: 2012-5956 / 2014-0439
      CAPS Infantil – São Miguel Paulista (Ermerlindo, Itaim)
      Rua Miguel de Oliveira, 195 – Viula Monte Santo, Fone: 2214-7363 / 2214-7364
      CAPS Infantil – Vila Matilde
      Fone: 2359-6765
      CAPS Infantil – Guaianazes
      Rua Evaldo Calabrez, 205 (atrás da Igreja São Bento)


      Excluir
  26. Oi Carol. Boa tarde. Sou portador de esquizofrenia e não posso arcar com os custos de uma terapia particular. Gostaria de saber se você tem indicações de um locais onde posso fazer sessões de terapia na zona norte de sp.
    Obrigado. email : frutaverde1200@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Ola Carol, boa tarde. Estou com dificuldade em encontrar atendimento psicológico para minha irmã com síndrome de down de 28 anos, você teria conhecimento de algum lugar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniele, como vai?
      Não tenho conhecimento de uma instituição específica para o atendimento psicológico da Síndrome de Down, mas posso procurar saber. em que região vc procura atendimento?
      Aguardo contato.
      Um abraço,
      Carol

      Excluir
    2. Olá Carol, tudo bem e você? Me desculpe esqueci de mencionar, estou na zona sul, vila mariana. Obrigada.

      Excluir
    3. Olá Carol,tudo bem e você? Me desculpe esqueci de mencionar, estou na zona sul vila mariana. Obrigada.

      Excluir
    4. Oi Daniele,

      tente entrar em contato com esta instituição: http://www.fsdown.org.br/

      Boa sorte e um abraço!
      Carol

      Excluir
  28. Olá , preciso de ajuda !
    Sofro em um relacionamento abusivo no qual não consigo me desvincular ! Eu era mt feliz e calma , hoje sou depressiva e sinto que estou ficando igual ao meu parceiro , isso me entristece , sinto pelo meu filho por minhas variações de humor . Não tenho condição de pagar um psicólogo ou terapeuta , por favor me ajude . Contato: brunareis.breis@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Oi carol , por favor me ajude sou prisioneira na minha relaçao , ele é muito ciumento nao posso olhar de lado!
    Preciso de ima terapia de casais pous amo muito ele e ele tbem
    Mais nao sou feliz !
    Moro em pinheiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lessa,
      Nao sou especialista neste tipo de atendimendo, de casais. Mas posso tentar ajudar de alguma forma ou te passar uma indicação especifica. Pode entrar em contato pelo 11 99327-4319 e conversamos.
      Aguardo.
      Um abraço,
      Carol

      Excluir
  30. Bom dia Carol,

    Em 2015 me separei, foi uma separação difícil e muito dolorosa, principalmente para minha filha que hoje tem 9 anos. Ele fez terapia por quase um ano, porém fui demitida e perdi o convenio e tive que suspender a terapia. Ela ficou um tempo razoavelmente bem, no entanto de uns tempos para cá, ela só chora, tem raiva do pai, fala que quer morrer, esta muito triste, continuo desempregada e sem condições de arcar com despesas de psicólogo, saberia me informar algum local que poderia leva-la gratuito? Estou preocupada, ela perdeu a alegria de viver. Moro na Zona Sul no bairro da Saúde.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite Carol, estou em uma situação muito Ruin sabe minha vida está demorando não sei oque fazer mais sou casada tenho 19 anos um filho pequeno e pra ele não faço nada é tento fazer sabe não consigo me abrir com ele choro por dentro estou emagrecendo estou feia sabe só sei chorar não sei mais oque você pode me ajudar moro na zona norte

    ResponderExcluir
  32. Carol, Boa noite .
    Estou precisando de ajuda psicológica para meu filho ele tem 32 anos e sofreu um acidente de carro quando tinha 8 anos, e teve outra cirurgia na cabeça com 14 anos, ele é uma pessoa muito triste , fechada, infeliz , uma pessoa não realizada. Mas ele é muito educado, responsável E prestativo. Quando ele tinha 14 anos consegui psicólogo gratuito mas ele não quis ir, hoje ele já aceita o tratamento. Porém está desempregado e não tem como pagar o tratamento. Você poderia me orientar como posso ajuda ló, apesar de ele ter 32 anos é meu filho e quero ver ele feliz. Obrigada e que Deus te abençõe. Valéria Alves Ramirez e meu filho chama se Gregory Oliveira Duarte

    ResponderExcluir
  33. Carol é a Valéria mãe do Gregory Oliveira Duarte, esqueço de te dizer que ele mora na zona sul, precisamos de psicólogos gratuito na zona sul , se for possível. Obrigada Valéria .

    ResponderExcluir
  34. Estou precisando urgente de um tratamento. Não tenho condições de pagar. Sinto muita vontade de tirar minha vida,só fico trancado dentro do meu quarto mal consigo me alimentar. Por favor me ajude. Meu nome é Eliel Alves Ignácio. Email igconsert@hotmail.com. obrigado

    ResponderExcluir
  35. Boa noite!
    Carol, tenho um filho que sempre foi um menino maravilhoso, com excelentes notas na escola, muito educado com todos, nunca recebi nem um bilhete de professores por falta de comportamento ou qualquer coisa do tipo. Além de tudo, sempre foi um menino carinhoso, muito tranquilo e assim cultiva muitas amizades.
    Porém, esse ano (em que completou 15 anos), tenho recebido muitas reclamações da escola, onde já fui convocada 3 vezes para comparecer. Fui todas as vezes e lá me informaram que ele não está cumprindo com as suas atividades escolares, está com notas baixas e por vezes não se comporta adequadamente.
    Já conversei, briguei,deixei de castigo e agora confesso que estou me sentindo perdida, pois não estou conseguindo resolver essa situação e sei que se ele continuar assim vai acabar se prejudicando.
    Sou da zona leste e gostaria de saber se vc poderia me indicar algum lugar gratuito que possa atendê-lo. Agradeço muito!

    ResponderExcluir

Se estiver buscando psicoterapia, me escreva diretamente no email: torres.carolina@gmail.com.